O desafio da decisão.

Olá colegas, como estão? 
Sou Raphael Mendonça, tenho 17 anos, futuro estudante de jornalismo e assessor de imprensa no serviço público. Tive a oportunidade de vir aqui falar um pouco sobre as dificuldades para escolher um curso superior, já que esta foi uma decisão recente na minha vida. Como vocês puderam perceber a carreira que seguirei já está decidida: em agosto, eu inicio o curso superior de Jornalismo. Diferente do que ocorre com a maioria dos jovens nesta idade, eu não tive grandes dificuldades em ter certeza do que fazer quando terminasse os estudos na escola. Mas, nem por isso, deixo de concordar, que esta é mesmo uma escolha difícil, importante e necessária.

Entender o motivo de tantas dúvidas e medos é fácil. Decidir a faculdade que irá ingressar é uma atitude de peso, pois é uma decisão que refletirá nos próximos anos de sua vida, tanto no âmbito profissional, quanto no pessoal.
O mais complexo nesta jornada de múltiplas escolhas é como acertar na sua resposta. Hoje, diversas revistas e sites oferecem testes vocacionais que podem te encaminhar para uma determinada aérea ou até mesmo curso.

Além disso, observar suas preferências durante a vida escolar, observar suas facilidades também é um passo importante. Também é extremamente válido vivenciar a profissão, conversando com profissionais da área, visitando locais de trabalho, lendo artigos e depoimentos, para que assim, suas dúvidas sejam completamente sanadas.

Sempre tenha uma coisa em sua mente: não tenha medo de errar, de perguntar. Estamos sujeitos ao erro e, às vezes, precisamos tentar. Nunca começaremos seguros, iremos nos perguntar “É isso mesmo que eu quero?” (como eu me pergunto), mas podemos usar as ferramentas disponíveis para chegarmos cada vez mais perto da certeza da escolha.
Se começar uma faculdade e não gostar, sem culpas e remorsos. Existem diversos cursos disponíveis no mercado, falta de opção não é uma desculpa. Começar de novo faz parte e não é motivo de vergonha para ninguém.

Hoje, um curso superior é algo mínimo na carreira de qualquer pessoa economicamente ativa. Estude, estude e estude. Universidades de qualidade são as mais concorridas e seletivas. E são elas que trarão diferencial para você.

Só para terminar, vida de adulto não é fácil. Precisamos correr atrás dos nossos sonhos, das nossas vontades! Sem medo, mas cautela! 


Qualquer dúvida podem me procurar no twitter ou no meu e-mail: raphaelmoura1@gmail.com


Um comentário:

Postar um comentário